450 anos de Shakespeare

Hoje, 23 de Abril de 2014 comemoramos os 450 anos de Willian Shakespeare. O dramaturgo nasceu na Inglaterra na cidade de Stratford-Upon-Avon em supostamente 23 de Abril de 1.564, digo supostamente, pois naquela época os registros não eram precisos e como de costume ele não foi registrado no dia do nascimento. Aos 18 anos ele casou com Anne Hathaway, que era mais velha que ele. Juntos eles tiveram 3 filhos: Susanna, Hamnlet e Judith. Shakespeare mudou-se para Londres por volta de 1.585.

Shakespeare sempre foi alvo de especulações. Primeiro porque a grafia de seu nome teve derivações. Segundo, sua sexualidade. Inclusive Oscar Wilde tem um texto chamado Retratos do Sr W.H., que tenta descobrir quem é o Sr W.H. citado por Shakespare em seus sonetos. Além é claro, de especulações devido ao contexto social. Como um homem como ele consegue retratar a realeza sem ter vivido nela, os detalhes de lugares estrangeiros do qual não se tem registro de viagens dele. Alguns acreditam que Shakespeare era um grupo de homens que escrevia peças, outros que Francis Bacon que escrevia as peças assinadas pelo dramaturgo. Especulações não faltam.

Particularmente,  eu não acredito muito nessas teorias. Especulações sempre existirão. Acredito sim que muita coisa ainda deve ser estudada sobre ele.

Como eu já dei indícios aqui no Blog sou uma Shakespereana incurável.

De onde veio esse amor? Não sei. Acho que ele nasceu comigo.

Meu primeiro contato (pelo menos o que eu lembro) com uma obra do dramaturgo foi em minha infância através do programa Ra Tim Bum onde no quadro “Senta que lá vem à história” foi encenada a obra Sonhos de Uma Noite de Verão. De lá pra cá, esse amor só cresceu.

Baseado nesse amor; no ano passado fui à Inglaterra e tive a oportunidade única de conhecer bastante sobre a história desse imortal.

Primeiramente, conheci o Globe Theater, o teatro foi construído em 1.599, destruído em 1.613 por causa de um incêndio e reconstruído em 1.614. Shakespeare era um dos sócios do teatro. Hamlet e Rei Lear foram encenados lá.

Imagem

 

Imagem

A atmosfera lá é incrível, a sensação de entrar no teatro é única. Pena que não pude assistir nenhuma peça, como era Outono e o teatro é aberto, as temporada de peças só acontece no verão.

No museu de cera lá em Londres uma das estatuas era de Shakespeare

Imagem

Mas o grande momento foi minha viagem foi a ida a Stratford-Upon-Avon, a cidade onde Shakespeare nasceu :). Cidade interiorana, onde o rio Avon passa (por isso o Stratford-Upon-Avon). A cidade é pequena e gira em torno do dramaturgo.

Lá pude ir a casa onde o Shakespeare nasceu. Como fui muito tarde não pude conhecer as demais casas da família.

Imagem

 

Vista de fora da casa.

Imagem

 

A vista do jardim interno.

Imagem

 

Quarto, onde acreditam que ele nasceu.

Pude também conhecer o túmulo onde ele está enterrado. O corpo (os restos, no caso) fica em frente ao altar da igreja Holy Trinity.

Imagem

 

Imagem

 

O epitáfio é um tanto quanto curioso. Traduzindo temos:

Bom amigo, por Jesus, abstenha-se
de profanar o corpo aqui enterrado.
Bendito seja o homem que respeite essas pedras,
e maldito seja o que remover os meus ossos

Dizem ter sido escrita pelo próprio. E talvez por medo da maldição, o tumulo nunca foi aberto. Existem boatos de que muitos originais foram enterrados junto com o corpo.

Foi uma sensação única poder chegar até ai. Não consigo expor em palavras toda a atmosfera do lugar, o que você sente ao entrar ai.

Trouxe de lá algumas lembranças:

Uma camiseta, lindinha

Imagem

 

Um livro de sonetos:

 

 

Imagem

Para comemorar esse dia tão memorável, diversos eventos acontecem ao redor do mundo. Na página do Globe e da Royal Shakespeare Company tem informações sobre os principais. Aqui no Brasil, por enquanto só vi o evento que a Biblioteca Mario de Andrade está promovendo.

Hoje é também, curiosamente o dia mundial do livro!

Shakespeare é para mim, sem dúvidas, o maior ídolo. Feliz 450 anos 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “450 anos de Shakespeare

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s