O crescimento do mercado literário e suas vantagens para nós

Ouço muito por ai pessoas felizes com o aumento da leitura, compra de livros, ampliação do mercado editorial… Muita gente feliz e muita gente revoltada.

A revolta vem pela qualidade do que se é adquirido e considerado literatura hoje. Um dos maiores sucessos de venda e de revoltas está ai pra nos dizer isso: 50 tons de cinza.

O questionamento agora não se volta a qualidade ou ao conteúdo desses novos Best-sellers, mas sim ao crescimento literário que eles tem gerado.

Ninguém começa sua vida de leituras com Dostoievski, nem com Machado de Assis. Todos iniciamos um aprendizado e apreciação de leitura que vai do mais raso ao mais profundo. O que se é observado é que quando a leitura faz parte da vida de uma pessoa desde a infância ela atingi mais precocemente sua maturidade literária, o que a leva ler literaturas complexas antes de uma grande maioria.

Devemos lembrar que estamos em um país onde a leitura não é incentivada e por isso muitos de nós temos a imersão literária tardia. E o crescimento dessa nova literatura, de certa maneira mais fácil de ser entendida e considerada por alguns rasa, é devido a essa questão.

Não acho ruim esse tipo de situação, muito pelo contrário. Devemos olhar para o além. A tendência é o aumento no incentivo da leitura. Automaticamente esse mergulho ao mundo literário será refletido entre gerações o que tornará, em um futuro não tão próximo, leitores exigentes e críticos com maior embasamento. Além é claro, de um maior volume de leitores ativos.

Entendo, é claro, que a literatura mudou, o jeito de se fazer literatura, consumir, apreciar… Tudo mudou e muito rápido nos últimos tempos.

O que devemos fazer agora é aproveitar esse alavanco em vendas de livros e o crescimento do mercado editorial para tirarmos proveitos e atentar-nos ao futuro (onde de fato será gravado o nome dos novos escritores). Claro, e nos precavermos dos perigos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s