A Metamorfose

A Metamorfose

Franz Kafka

Índice

Sinopse: A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – o famoso Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.*

Autor:Franz Kafka nasceu na Republica Tcheca (mais precisamente em Praga) em 3 de Julho de 1883, durante esse período Praga fazia parte do império Austro-Hungaro. Sua família era judaica que falava alemão. As obras de Kafka foram inclusive escritas na língua. Era formado em direito, e em seu tempo livre escrevia, grande parte de suas obras só foram publicadas postumamente. Ele morreu em 3 de junho de 1924. Vale lembrar que diversos escritores consagrados confirmaram ler obras de Kafka.

Resenha: A metamorfose conta a história de Gregor Sansa e sua metamorfose em inseto. O livro é muito bem escrito e a riqueza em detalhes encanta e nos faz quase sentir todo o processo como real.

A história começa com a transformação do caixeiro-viajante e a partir daí três capítulos narram a mudança drástica na vida do próprio e da sua família que é diretamente atingida.

Como ponto importante da história é o desenrolar e as questões psicológicas abordadas. Como algo encantador na narrativa, os detalhes são o destaque. Cada ponto abordado, cada descritivo de sentimento faz com que você sinta toda a tensão da situação.

Posso dizer que li o livro em 3 dias (considerando que só tenho tempo para ler quando estou no transporte público), li rápido. A linguagem é boa e de leitura gostosa. Apesar da história ter um tom repugnante. Foi a primeira vez que li esse clássico, confesso. E me arrependi de não ter lido antes. Ótimo livro para se questionar questões morais e dramas familiares.

Percebi um jeito incrível de poder narrar uma história através de Kafka e como abordar detalhes em um texto, além de descrições das situações. O jeito como ele faz essas duas frentes é a grande riqueza do texto e tudo é feito em uma linguagem simples.

* Sinopse retirada do site Skoob (http://www.skoob.com.br/livro/346-a-metamorfose)

Anúncios

2 comentários sobre “A Metamorfose

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s