A biblioteca mais desejada da infância.

Crianças como eu, que viveram a infância e pré-adolescência nos anos 90 assistiram um dos melhores programas infantis já exibidos: Castelo Ra Tim Bum. E classifica-lo como um dos melhores não é apenas por gosto pessoal, diversas premiações foram concedidas a TV Cultura e aos produtores e atores da série. Ela iniciou sua exibição na TV brasileira em Maio de 1994 e deixou de ser produzido em 1997.

O enredo consistia em um menino (Nino), de 300 anos que vivia junto ao seu tio Victor (feiticeiro e cientista) e sua tia-avó Morgana (também feiticeira), eles viviam em um Castelo no meio da cidade. Apesar das amizades que mantinha no Castelo, Nino fez um feitiço para trazer mais amigos; conquistou então à amizade de três crianças.

Mas o melhor, para mim e as crianças que na época já tinham uma paixão por livros, o lugar mais encantador do Castelo era a Biblioteca. Lá morava o Gato Pintado, cuidava da biblioteca, apaixonado pela escrita, passava todo seu tempo lendo livros. De acordo com o próprio, na biblioteca do Castelo existiam 1005 livros.

No último dia 12 realizei o sonho de conhecer essa biblioteca incrível. O cenário estava lindo, com livros de verdade, livros cenográficos e os detalhes da biblioteca do sonho infantil. Um mundo infantil que se tornou real.

Tive a oportunidade de conhecer a biblioteca (e o resto do Castelo Ra Tim Bum) na exposição do MIS que acontece aqui em São Paulo. Toda a estrutura de cenário foi remontada, com peças originais das gravações.

E claro, realizei o sonho de entrar na biblioteca dos meus desejos infantis.

biblioteca-castelo-ratimbum

Pra quem sentiu saudades, aqui tem um vídeo para lembrar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s