Literatura brasileira

E hoje vamos falar um pouco sobre literatura brasileira.

O assunto veio, e a vontade de falar sobre ele, com essa lista da Revista Bula sobre 15 livros obrigatórios dos 15 anos da literatura brasileira. A lista é ótima, livros muito bons e de escritores ótimos, felizmente dentre eles tive a oportunidade de participar de um evento com o Santiago. Ótima pessoa e escritor.

Mas o ponto principal dessa conversa é outra: o quanto ainda precisamos valorizar os escritores do nosso próprio país. Costumo acompanhar diversos blogs e vlogs sobre literatura e pouco vejo sobre os livros dos nossos conterrâneos, e não é por falta de qualidade, a própria matéria da revista Bula mostra isso. Claro que como em qualquer frente existe aquilo que se pode ser descartado, mas uma boa parte ainda está ali pronta pra ser descoberta, explorada e amada. Nosso maior exemplo é Machado de Assis, a complexidade, sonoridade, poesia e escrita são encantadoras, merecem toda a atenção e estudo que recebe. E claro temos outros diversos bons exemplos: Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, Castro Alves, Cecília Meireles, Graça Aranha….

Vergonhosamente devo confessar que pouco li e leio da literatura tupiniquim.  E mais vergonhoso ainda é: como uma escritora (ou aspirante a) brasileira não conhece muito sobre a própria literatura? Triste né?

Imagino que a falta de valorização da nossa própria arte ajude nesse passo. A falta de apoio governamental e empresario faz esse triste cenário ser presente na maioria de nós, brasileiros.

Aprendi a gostar e ver o quão rica nossa literatura era quando iniciei a oficina de criação literária. Lá pude ouvir e ler um pouco de cada beleza da nossa palavra, língua, literatura. De lá pra cá pouco li sobre o que foi produzido no nosso país, mas tenho como objetivo de carreira e vida me aprofundar nesse mundo tão lindo e encantador que é a nossa literatura.

Pra ajudar, em uma rápida pesquisa encontrei essa matéria sobre 100 livros essenciais da nossa literatura. Precisamos (e preciso) aprender mais sobre o que temos de bom no nosso próprio país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s