Sobre a Escrita

Sobre a Escrita

Stephen King

Sobre a EscritaO Autor:  Stephen King, o mago do terror, é um escritor norte-americano, é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de ficção e horror. Diversas de suas obras foram adaptadas ao cinema e televisão. Nasceu em 1947 e é casado com a também escritora Thabita King.

Sinopse: Sobre a Escrita – O livro é considerado por muitos uma autobiografia do King e os leitores terão a oportunidade de mergulhar um pouco na vida pessoal dele (como, por exemplo, o acidente que quase o matou em 1999) e conhecer também como funciona seu processo de escrita. *

Resenha: O tema do livro foi o que mais me chamou a atenção. Ouvir de um escritor sobre sua escrita é algo fascinante, inspirador e motivador.

O livro começa falando um pouco da vida do próprio Stephen, sua história e acontecimentos marcantes, aquilo que o escritor chama de Currículo. De fato, quando li O Zen e a Arte da Escrita, Bradbury fala a mesma coisa: sua bagagem de vida é de extrema importância para desenvolver a escrita. Experiência de vida é tudo. Nesse meio de caminho, Stephen conta também sobre suas experiências adentrando ao mundo da escrita (além da vida pessoal), conta sobre suas primeiras histórias, reprovações… Começa aí a dar dicas preciosas aos leitores/escritores.

A inicial e mais simples dica é para: escrever com a porta aberta e a fechada. Essa ideia é funcional: feche a porta quando iniciar seu processo criativo de escrita, coloque todas as ideias no papel. Abra a porta quando você for mostrar isso aos demais. Passamos então por outras dicas, como o sagrado local onde escrever: ter seu cantinho é essencial. Stephen conta suas passagem e lugares de escrita também, divertido e preocupante em alguns momentos.

Depois Stephen nos ensinar a andar com nossa caixa de ferramentas. Todas as profissões no mundo precisam de ferramentas, escritores também: Gramática, Vocabulário, Leitura… Explica cada uma delas, sua importância e nível de prioridade na vida.

Vem então o capítulo com o título de Sobre a Escrita. Nesse ponto ele fala mais sobre como, quando e porque escrever. Da a mais precisa das dicas (já dada e ouvida muito por outros): se quer escrever, leia. Leia muito. E depois escreva. Escreva muito. Nada fará você um escritor se não escrever e ler. Ele também fala da importância da edição do que se escreve. Até uma fórmula básica se faz presente: 2ª versão = 1 versão – 10%. Além de dar dicas do que é necessário, do que não é. De dar valor a sua percepção. Ter um leitor ideal. E principalmente: aprender a acreditar em você. Stephen monstra que sua vida não foi fácil, que tomou muitos nãos, mas que sempre acreditou em si mesmo, e pra ele, escrever é mais do que um trabalho, é sua salvação.

Gostei muito do livro por isso. Diversos pontos importantes são colocados a tona. Muito diferente do que se ouve de certos profissionais. O livro é também uma biografia do autor em certo ponto, pois, ele mostra como suas experiências foram importantíssimas para sua escrita. Vale apena ler se você quiser dicas e conselhos (muito bons) para ser um escritor.

*Sinopse retirada do site Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/26633ED495541
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s