Um tal Lucas

Um Tal Lucas

Julio Cortázar

UM_TAL_LUCAS_1402084246BO autor: Nasceu em Bruxela (filhos de argentinos) e voltou para a terra dos Hermanos aos quatro anos. Aos 37, não concordando com a ditadura Argentina foi para França. Morreu em 12 de fevereiro de 1884, na França.

Sinopse*: Um livro de contos, mas que também é um pouco de romance e prosa poética, tudo ao mesmo tempo. Ao reunir os contos mais surreais de Julio Cortázar, Um tal Lucas é uma obra que consagra o virtuosismo do autor. Todos giram em torno do personagem Lucas, que lida com questões sobre patriotismo, literatura e o ensino como professor. O conto “Amor 77” é um dos mais famosos do autor, aclamado por suas habilidades literárias, comparáveis as de Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe.
Julio Cortázar é um dos escritores argentinos mais importantes de todos os tempos. Seu romance O jogo da amarelinha abalou o panorama cultural do seu tempo e criou uma referência ineludível dentro da narrativa contemporânea.

Resenha: Minha nossa, que contos lindos. É meu primeiro Cortázar e hoje me pergunto: aonde estive esse tempo todo?

Sobre o livro, ele tem 3 divisões, na primeira e na terceira o foco é sempre em Lucas e suas aventuras cotidianas, na segunda parte, apesar de o nome de Lucas não ser citado, aquele gostinho de que o Lucas está lá fica presente. Como a sinopse já diz, apesar de ser um livro de contos é também um pouco de romance e prosa poética. Nota-se uma certa cronologia lógica, principalmente por parte do Lucas.

Em geral, uma linguagem simples e direta, gostosa de ler. Divertido, dramático e poético. Dos contos todos, o meu favorito foi Lucas, seus sonetos; acredito que uma pela ligação com a escrita e as frases marcantes que Cortázar nos deixa. Fora as analogias. O livro tem em média 190 página, é fácil de ler com contos relativamente curtos.

As comparações com Borges e Poe são realmente válidas.

Curiosamente, hoje é dia 08 de fevereiro e daqui 4 dias é celebrado (se é que pode ser chamado assim) seu aniversário de morte. Vai aqui minha singela homenagem, o estreando no blog.

(Sinopse do Skoob http://www.skoob.com.br/um-tal-lucas-78592ed447316.html)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s