Quem quer sair da zona de conforto?

Esse ano não me dediquei muito ao blog, ou até mesmo à escrita. Fico mal de saber disso, mas me fortalece saber que o motivo é bom. Faz dois anos que estou tentando mudar algumas coisas na vida, inclusive, a criação desse blog é parte disso. E esse ano foi crucial algumas  mudanças drásticas e dedicações para outras coisas. Meu foco não mudou, mas foi momentaneamente direcionado para outros pontos.

Deixei de lado muitas das coisas que publicava regularmente aqui e não consegui nem terminar o #Projeto28, na vida também as coisas estão andando assim. Meu foco esse ano foi estudar, como nunca o fiz antes, e talvez aprender que eu não consigo ser tão multitarefa quanto pensei. E parte de deixar o blog de lado esse ano será poder me dedicar mais pra ele, e pra literatura e escrita nos próximos anos. Step by step. Um passo pra trás pra evoluir.

Sobre o meu futuro literário, ainda é incerto, mas tudo é né? A única certeza que tenho é que continuarei aqui, batalhando pelo que acredito. Inclusive, a pausa na escrita e nas postagens me deu um pequeno tempo pra reler coisas e refletir sobre mim. Eu odeio críticas, e em parte o blog foi um processo de aprender a lidar com elas. Processos demorados. Mas esse tempo me fez relembrar de todas as relevantes ditas e hoje consigo dizer: os outros estavam certos. Eu tentei me fechar em mim, e apesar de ter ouvido ainda não tinha colocado parte das coisas em práticas e fico feliz de ter esperado, hoje elas fazem muito mais sentido. Amadureci como pessoa em uma proporção que não sabia poder durante esse meu “período sabático” e isso vai de fato influenciar minha escrita. Quero reescrever coisas, quero praticar mais (nem que seja em textos como esse que escrevo agora). Um boom se fez e entendi o que me diziam sobre meus textos e que eu não percebia.

O quanto eu mudei? Não sei. Mas parte de mim se sente mais madura e pronta pra alguns desafios. Esses por sinais tem sido um grande fator em mim, tudo o que planejo mudar me tira totalmente da zona de nem tanto conforto, mas cada um dos desafios que estão por vir tem me tirado parte do sono. E isso é bom.

Se me perguntarem o que fiz esse ano na literatura, bom eu li muito. Li contemporâneos, aprendi com a leitura de um jeito que não havia feito antes, inclusive a parte de resenhas foi a única que ficou ativa sem problemas (li menos, é fato, mas meu objetivo não é ler muito e ter um blog de resenhas). Escrevi um conto, tentei uma publicação. Mas só. Na vida? Bom, eu comecei me afastando de pessoas, engolindo críticas e aprendendo a me dedicar, ter paciência e a não surtar com o novo.

O ano ainda não acabou, mas eu já estou na ansiedade do que será o próximo.

As publicações desse tipo mais “diário” vão voltar, preciso falar, dizer, escrever. E voltar a contar da minha trajetória de escritora.

Eu quero sair da minha zona de conforto.

Deixe um comentário

