Kalevala

Kalevala

Elias Lönnrot


indiceO autor:
 foi linguista finlandês, nasceu 1802 e morreu em 1884. Seu dicionário finlandês-sueco serviu para normalização da língua literária

Sinopse*:  Poema épico nacional finlandês, Kalevala resulta do trabalho de pesquisa, compilação e composição do erudito romântico Elias Lönnrot (1802-1884), a partir de diversas fontes da tradição oral camponesa da Finlândia. O texto, composto por cinquenta cantos, tornou-se obra da literatura finlandesa e um de seus símbolos de identidade nacional.

Resenha: Em meio a um horinha de paz, li Kalevala, o poema épico finlandês, meu primeiro livro de 2017. O poema é uma mistura de diversas canções populares, vivas na tradição oral do país. Foi publicado pela primeira vez em 1835.

O poema narra a vida de diversos deuses finlandeses: Väinämöinen, Iimarinen e Lëmminkäinen. Cada um com sua função no mundo. É composto de 50 contos e fala sobre a formação da terra, sendo que no fim há o nascimento de um novo deus. O poema é mágico, e me lembrou um pouco das narrações gregas épicas. São notados ainda pontos fortes da cultura finlandesa na narração: a escuridão, o frio e os campos.

Em tempos de um país ainda dominado pela Rússia, o poema épico teve um papel fundamental na criação e libertação do país e da sua língua mãe. Na minha edição (igual a da foto) tem ainda comentários dos tradutores, com uma língua tão singular como finlandês quais as dificuldades vieram à tona, além de uma explicação mais detalhada sobre a importância do texto para a nação finlandesa.

Particularmente, gosto bastante de entender sobre as línguas e história do país, e ter conhecido Kalevala me mostrou um lado muito bacana de um país que já admiro por outros motivos.

(Sinopse do Skoob)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.