Kalevala

Kalevala

Elias Lönnrot


indiceO autor:
 foi linguista finlandês, nasceu 1802 e morreu em 1884. Seu dicionário finlandês-sueco serviu para normalização da língua literária

Sinopse*:  Poema épico nacional finlandês, Kalevala resulta do trabalho de pesquisa, compilação e composição do erudito romântico Elias Lönnrot (1802-1884), a partir de diversas fontes da tradição oral camponesa da Finlândia. O texto, composto por cinquenta cantos, tornou-se obra da literatura finlandesa e um de seus símbolos de identidade nacional.

Resenha: Em meio a um horinha de paz, li Kalevala, o poema épico finlandês, meu primeiro livro de 2017. O poema é uma mistura de diversas canções populares, vivas na tradição oral do país. Foi publicado pela primeira vez em 1835.

O poema narra a vida de diversos deuses finlandeses: Väinämöinen, Iimarinen e Lëmminkäinen. Cada um com sua função no mundo. É composto de 50 contos e fala sobre a formação da terra, sendo que no fim há o nascimento de um novo deus. O poema é mágico, e me lembrou um pouco das narrações gregas épicas. São notados ainda pontos fortes da cultura finlandesa na narração: a escuridão, o frio e os campos.

Em tempos de um país ainda dominado pela Rússia, o poema épico teve um papel fundamental na criação e libertação do país e da sua língua mãe. Na minha edição (igual a da foto) tem ainda comentários dos tradutores, com uma língua tão singular como finlandês quais as dificuldades vieram à tona, além de uma explicação mais detalhada sobre a importância do texto para a nação finlandesa.

Particularmente, gosto bastante de entender sobre as línguas e história do país, e ter conhecido Kalevala me mostrou um lado muito bacana de um país que já admiro por outros motivos.

(Sinopse do Skoob)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s